Gatos imitam topete de Donald Trump em rede social

Por SÍLVIA HAIDAR

Escove seu gato, faça uma peruca com o pelo que soltar, coloque a peruquinha nele e compartilhe com a tag @trumpyourcat. Essas são as instruções de Donald Purrump, perfil criado há apenas duas semanas no Instagram e que já tem mais de 10 mil seguidores.

A página publica fotos de gatos com topetes que imitam o de Donald Trump, empresário norte-americano que apresentou o reality show “O Aprendiz” –no Brasil, comandado pelo também topetudo Roberto Justus– e que agora é pré-candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

X

Nas legendas são reproduzidas frases polêmicas de Trump, algumas consideradas pelos seus opositores xenófobas, sexistas e reacionárias. O perfil faz uma brincadeira com o penteado do excêntrico magnata ao mesmo tempo que destaca suas ideias controversas.

Adam Myatt, criador da página, é dono do Cat Town Cafe (um tipo de cafeteria em que os clientes podem brincar com os bichanos que vivem ali, muito comum no Japão), em Oakland, na Califónia. Ele também é fotógrafo de gatos e, antes de criar o “Trump Your Cat”, já administrava a página @hoodcats no Instagram.

Segundo Myatt, a ideia de fazer a paródia com o cabelo de Trump surgiu enquanto observava sua namorada escovar a gata dela. “Eu tirei umas fotos [da gata com topete] e publiquei na @hoodcats”, diz.

Dias depois ele decidiu criar a conta @trumpyourcat, e as fotos dos gatinhos topetudos foram parar no programa “The Rachel Maddow Show”, da rede de televisão MSNBC. Foi então que o número de seguidores disparou.

“Para ter uma ideia, a página do café (@cattowncafe) está ativa há oito meses e somente há poucas semanas alcançou 10 mil seguidores. A @hoodcats existe há alguns anos e tem 6.000 seguidores”, diz Myatt, admirado com o sucesso do novo perfil. Tanto que, além de gatos, agora é possível ver até fotos de cachorro, coelho e até porquinho-da-índia com penachos por lá.

Para participar basta publicar uma foto do seu bichinho no Instagram com a hashtag #TrumpYourCat ou marcar @trumpyourcat na imagem. “Se me fizer rir, eu publico”, promete Myatt.

Gatinho x Trump: quem tem o melhor topete? (Reprodução/Instagram)
Gatinho x Trump: quem tem o melhor topete? (Reprodução/Instagram)