Gata é a melhor amiga de menina autista com talento extraordinário para pintura

Por SÍLVIA HAIDAR

Iris Grace é uma garotinha de 6 anos que vive em Leicestershire, na Inglaterra. Ela tem autismo e é uma pintora extraordinária –suas obras, comparadas às de Claude Monet (1840-1926), são compradas por colecionadores de artes e artistas como Angelina Jolie.

A assistente e melhor amiga de Iris é Thula, uma gatinha da raça maine coon que a família adotou após notar a afinidade entre a menina e um gato.

X

Segundo a fotógrafa Arabella Carter-Johnson, mãe de Iris, ela e o marido já haviam tentado estimular a sociabilidade da filha com terapia com cavalos e cães, mas a menina não se deu bem com esses animais.

Até que o irmão de Arabella pediu a ela para cuidar do gato dele durante o Natal. Iris ficou encantada com o bichano, e a mãe de menina percebeu que o problema era apenas encontrar o bichinho certo para ela.

Thula foi adotada em 2014 e imediatamente tornou-se a principal companheira de Iris.

Arabella conta no site que criou para divulgar os quadros de Iris que a gatinha participa de todas as atividades ao lado da garota: elas brincam de casinha, passeiam de bicicleta, jogam com aplicativos no tablet e até nadam juntas.

A mãe de Iris lançou um livro em fevereiro deste ano contando como a pintura e a gatinha Thula ajudaram no desenvolvimento de Iris. A edição digital está à venda na Amazon por US$ 15,99.

A gatinha Thula presta atenção enquanto Iris pinta uma de suas telas (Reprodução/Facebook/Iris Grace Painting)
A gatinha Thula presta atenção enquanto Iris pinta uma de suas telas (Reprodução/Facebook/Iris Grace Painting)