Turquia inaugura estátua em homenagem ao gato Tombili, que morreu em agosto

Por SÍLVIA HAIDAR

Você já deve ter visto a foto de um gatinho gordo, sentado de um jeito bem relaxado no degrau de uma calçada. A imagem que se tornou meme nas redes sociais, geralmente acompanhada de frases como “só de olho nas gatas” ou “curtindo o sabadão”, é do gato Tombili, que morreu no dia 1º de agosto. Agora o felino ganhou uma estátua em sua homenagem, inaugurada nesta terça-feira (4), Dia Mundial dos Animais.

O bichano vivia nas ruas de Istambul, na Turquia, e era cuidado por moradores locais –a religião predominante no país é a islâmica, que respeita os gatos, lembrados como o animal preferido de Maomé. É comum encontrar potes de ração e água para gatos espalhados pelas ruas da Turquia.

Veja mais fotos na galeria abaixo.

X

Após a morte de Tombili, a população criou uma petição on-line para que fosse construída uma estátua em sua homenagem no mesmo local em que foi tirada a foto mais famosa dele. O abaixo-assinado teve mais de 17.000 assinaturas, e o artista Seval Şahin fez a escultura voluntariamente.

A imagem está localizada na rua Güleç, onde o gatinho preguiçoso sempre será lembrado.

Tombili relaxando na calçada e a estátua em sua homenagem, construída no mesmo local. (Reprodução/Facebook/@tombilikedi)
Tombili relaxando na calçada e a estátua em sua homenagem, construída na mesma rua. (Reprodução/Facebook/@tombilikedi)