Projeto Bicho no Parque lança calendário para ajudar gatos abandonados em SP

Por SÍLVIA HAIDAR

Bicho no Parque já lançou seu calendário 2017. O modelo de mesa custa R$ 20 e todo o valor arrecadado será revertido para alimentação, castração e tratamentos médicos de mais de cem gatos abandonados em um parque da zona sul de São Paulo que são atendidos pelo projeto.

A folhinha pode ser comprada pela internet (clique aqui e saiba como) ou nos pet shops parceiros (confira a lista abaixo).

O projeto Bicho no Parque existe há mais de 15 anos e trabalha com a técnica conhecida como C.E.D. (captura, esterilização e devolução), em parceria com o Centro de Controle de Zoonozes de São Paulo (CCZ-SP).

Segundo Mayena Buckup, voluntária do Bicho no Parque há cinco anos, os gatos que vivem na área não chegam a ser ferais (aqueles que não suportam a presença de humanos e podem até atacar), mas são bichanos mais rebeldes e difíceis de serem domesticados.

Como é raro encontrar adotantes nesses casos, esses felinos são capturados, castrados, vacinados, microchipados e devolvidos ao parque. O trabalho dos 18 voluntários do Bicho no Parque é cuidar desses animais: além da alimentação e tratamentos veterinários, todos os gatos são castrados para evitar a superpopulação e mais abandono.

X

Já os gatinhos dóceis que são deixados no parque por seus ex-donos e os que aparecem lá atraídos por pequenas presas, como passarinhos e ratos, são encaminhados para adoção.

“Já conseguimos adotantes para muitos gatinhos do parque, principalmente para os filhotes”, conta Mayena ao blog.

Os voluntários do projeto têm uma rotina regrada: eles se revezam durante a semana e todas as noites levam cerca de 10 kg de ração para os gatos.

“É um compromisso sério. Não importa se está chovendo, se está frio, sempre alguém do nosso grupo estará lá para alimentar os gatinhos”, afirma a voluntária.

Para dar conta dos gastos com tanta ração, remédios e outros cuidados, o grupo conta com ajuda de apadrinhamentos, doações, além vender rifas e, agora, o calendário.

Além de comprar o calendário, para apadrinhar um gatinho do parque ou fazer doações, basta mandar uma mensagem para os voluntários por meio do site Bicho no Parque (clique aqui). Eles costumam responder em menos de 24h.

Clique aqui e conheça também a página do Bicho no Parque no Facebook.

PARA COMPRAR EM PET SHOPS

Amaros Bichos: avenida Santo Amaro, 2.607, Itaim Bibi, tel. 5533-7055
Felinos Pet: rua Luis Gois, 824, Vila Mariana, tel. 3294-8691
Clínica Veterinária Vila Mariana: rua José Antonio Coelho, 272, tel. 5083-1509
Focinhos: rua Canário, 549, Moema, tel. 5051-4945
Pet Days: rua Graúna, 60, Moema, tel. 5041-2044
Vet Prevenção: rua Caramurú, 281, Vila Mariana, tel. 2275-0127
Reino Animal: avenida José Maria Whitaker, 1.650, Planalto Paulista, tel. 5589-1332
Vet Brooklin: rua Fausto Delduque, 90, Campo Belo, tel. 5533-5705
Lar Dog’s: rua Doutor Bacelar, 870, Vila Clementino, tel. 5594-4002

Dóceis, esses dois gatinhos foram abandonados no parque e encaminhados para adoção
Dóceis, esses dois gatinhos foram abandonados no parque e encaminhados para adoção