Opinião: Pesquisa diz que gatos são tão inteligentes quanto cães, mas os gatos não dão a mínima

Por SÍLVIA HAIDAR

Não é uma briga de cão e gato. Aliás, “catioros” e “gatíneos” costumam ser bons amigos. Mas como são os bichos de estimação mais populares no mundo todo, não faltam pesquisas para comparar uns aos outros.

Divulgado na semana passada, um estudo liderado pela psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, no Japão, concluiu que os bichanos são tão bons de memória quanto os cachorros.

Os cientistas fizeram testes de com 49 gatos e concluíram que eles conseguem se lembrar de experiências agradáveis, como onde encontrar seu sachê, por exemplo. Os cães também têm esse tipo de memória, chamada de episódica.

Pronto: então os gatos são tão inteligentes quanto os cachorros, concluíram alguns pesquisadores.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que essa é apenas mais uma das milhares de pesquisas que comparam gatos a cães, donos de gatos a donos de cães, mulheres que têm gatos a mulheres que não têm gatos… E assim infinitamente até se esgotarem as cotas de pesquisas que mudarão as nossas vidas (e a dos animais, principalmente). 😛

Segundo: o estudo japonês abrange apenas um aspecto da capacidade de compreensão dos pets: a memória episódica.

E, por fim, até que ponto é possível (ou válido) comparar a inteligência entre bichos de espécies diferentes? Para, então, compará-los a nós, os “maravilhosos” seres humanos?

Aliás, por falar em ser humano, os gatos têm nos aturado há cerca de 13 mil anos, com o surgimento da agricultura. Sabe como é: onde tem comida, tem rato, e se tem rato…

Foi assim que começou a tentativa de domesticação dos gatos –bem, se você leu este texto até aqui, sabe bem por que a palavra tentativa está sublinha. Esses seres fofos e rebeldes fazem o que querem com a gente. <3

Esse jeito blasé e introspectivo dos bichanos pode ser explicado por uma pesquisa (olha aí, mais uma!) da Universidade de Washington, nos EUA, que analisou o genoma dos gatos e detectou 13 genes ligados à domesticação, enquanto os cães têm 41.

Por isso, os gatos são mais parecidos com seus ancestrais selvagens do que os cachorros.

E você acha que os gatos se importam com o que foi escrito aqui? Claramente, não. 🙂

A gatinha Rosie entre os cães da raça husky (Reprodução/Instagram/lilothehusky)
A gatinha Rosie entre os cães da raça husky (Reprodução/Instagram/lilothehusky)

 

Neste texto, o Gatices tenta destacar algumas das qualidades dos gatos. Leia no Bom Pra Cachorro a opinião sobre os cães.