RG Animal ajuda a identificar 59 gatos perdidos nos últimos 2 anos em SP; saiba como fazer

Por SÍLVIA HAIDAR

Nos últimos dois anos, 59 gatos foram encontrados nas ruas de São Paulo e identificados graças ao Registro Geral Animal (RGA), que funciona como uma carteira de identidade para bichos de estimação.

No total, foram encontrados 174 animais entre 2015 e 2016: 59 gatos e 115 cães. Todos foram devolvidos a suas famílias após os resgates, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Por mais que os donos coloquem telas nas janelas e impeçam o acesso às ruas, muitas vezes os bichanos conseguem driblar esses “obstáculos” e dar umas escapadinhas. Então o RG Animal é um meio de reencontrar seu gatinho, caso um imprevisto aconteça.

O RGA é gratuito e obrigatório em São Paulo de acordo com a Lei Municipal 13.131/2001 para todos cães e gatos.

Para fazer o RG Animal basta ir ao CCZ-SP (Centro de Controle de Zoonozes de São Paulo) ou a um dos estabelecimentos veterinários credenciados pela prefeitura e levar o bichinho, além do RG, CPF e comprovante de residência do dono. Também é preciso levar atestado de vacina contra raiva emitido e assinado por um veterinário ou comprovante de vacinação expedido pelo CCZ.

Tutora mostra seu gato com a plaqueta do RGA na coleira (Divulgação/CCZ-SP)
Tutora mostra seu gato com a plaqueta na coleira, após fazer o RGA no CCZ-SP (Divulgação/CCZ-SP)

No ato do registro, o animal recebe uma plaqueta metálica em que estão gravados o número do RGA e o telefone do CCZ –para a localização do proprietário, caso o animal se perca. A plaqueta deve permanecer fixada à coleira do animal.

Se algum dia o bichano se perder, a pessoa que o encontrar poderá entrar em contato com o CCZ, que irá localizar seu dono.

Assim como o nosso RG, o número do RGA é único e permanente. Em caso de perda ou extravio da plaqueta, a segunda via deve ser providenciada no CCZ ou em um dos estabelecimentos veterinários credenciados, mantendo-se o mesmo número do RGA anterior.

Em 2016 foram emitidos 145.249 RGAs: 82.719 para gatos e 62.530 para cães.

Serviço
Centro de Controle de Zoonoses
Site: prefeitura.sp.gov.br/zoonoses
Onde: rua Santa Eulália, 86, Santana, zona norte
Mais informações pelo telefone 156