Faz xixi fora da caixa? Arranha sofá? No Dia Mundial do Gato, saiba compreender seu bichano

Por SÍLVIA HAIDAR

Já abraçou o seu gatinho hoje? Pois nesta sexta-feira (17) é o Dia Mundial do Gato. :3

A data é comemorado em 17 de fevereiro principalmente em países europeus. Outras datas também celebram a existência deste animal incrível ao longo do ano: o Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho; o Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto; o Dia Nacional do Gato (nos EUA), em 29 de outubro e o Dia Nacional do Gato Preto (nos EUA), em 17 de novembro.

Mas datas comemorativas à parte, o importante é cuidar bem do seu bichano todos os dias. Além de alimentar, vacinar, castrar, é preciso compreender seu gato.

É comum ouvir que os felinos são animais que fazem o que querem, que não respeitam regras. Mas é possível, sim, entender por que o se peludinho está fazendo “coisas erradas” e ensiná-lo a fazer do jeito certo.

Veja abaixo as dicas da veterinária Carolina Rocha, CEO da Pet Anjo e especialista em comportamento animal, para saber lidar com as principais “rebeldias” felinas.

Ainda não tem um gatinho para chamar de seu? Inspire-se nesta data e confira na galeria abaixo alguns bichanos disponíveis para adoção em São Paulo.

X

Xixi e cocô fora do lugar: para que seu gato faça xixi e cocô somente na caixa de areia, e não em qualquer canto da casa, é importante que ele se sinta à vontade na caixinha. Dica número um é deixar a caixa em um lugar tranquilo da casa, onde ele tenha privacidade.

“Deve ser um lugar calmo, com boa ventilação e onde o gatinho goste de estar. Na verdade, é ele que vai escolher o lugar”, explica a veterinária.

Os gatos são animais limpos e exigentes. Eles não vão aceitar fazer xixi em cima de xixi, por exemplo. Então é preciso que a sujeira seja sempre removida.

“É bom que a limpeza seja feita sempre no mesmo horário, porque os gatos são muito apegados a rotina”, diz Carolina.

Quanto ao tipo de areia para pôr na caixinha, Carolina diz que a maioria dos donos de gatos preferem a de sílica, que deixa menos cheiro. Porém, independentemente do material, o mais importante é não deixar sujeira acumulada.

Outro ponto importante é não lavar a caixa (geralmente feita de plástico) com produtos de limpeza que deixem cheiro –seu gato odeia isso! O melhor é usar o bom e velho sabão de coco.

Uma dica importante é: nunca grite com seu gato quando ele fizer a sujeirinha dele fora do lugar. Ele não vai entender e vai ficar mais estressado e confuso ainda.

Arranhar o sofá, a cadeira, o colchão… : “Arranhar faz parte do instinto do gato”, afirma Carolina. O bichano faz isso para se alongar, afiar as unhas e deixar o cheirinho dele no local.

A saída é comprar um bom arranhador para gatos. Pode ser com a superfície de sisal, tecido grosso, papelão ou madeira. Os verticais são bons para eles se “pendurarem” enquanto se alongam, mas os horizontais também são indicados.

“O gato costuma se alongar depois de acordar”, conta Carolina. Deixar o arranhador perto de onde ele dorme é uma boa saída para evitar que o bichano saia arranhando tudo por aí.

Ele dorme em todo lugar, menos na cama dele: Pois é. E sabe por quê? Porque seu gato ama o seu cheiro!

O gato gosta de dormir na cama do dono, no sofá do dono, em cima da roupa do dono… É muito amor. <3

Mas se a ideia for ensiná-lo a dormir na caminha dele, Carolina diz que é preciso usar a mesma lógica da caixinha de areia: tem que ser um lugar calmo e que seu gato se sinta à vontade. Mas não ao lado da caixinha de areia, por favor! Lembre-se que o bichano é muito asseado e sensível a odores desagradáveis.

Observe onde ele gosta de dormir e coloque a cama dele lá. Mais uma vez, é o gato que vai escolher.

O primeiro passo é deixar sair o “cheiro de loja” da caminha. Retire da embalagem e deixe ventilando por uns dias.

Como o seu gato ama o seu cheiro, uma boa tática é deixar uma roupa sua usada em cima da caminha. “Você pode até pegar uma peça de roupa usada, guardar junto com a caminha em um saco plástico e deixar guardado por um dia, para fixar seu cheiro”, explica Carolina.

Também é possível atraí-lo para lá com o que ele mais gosta: só dê o petisco favorito dele na cama.

Não toque na minha barriga!: Quando os gatos deitam de barriga para cima, olhando nos seus olhos, é porque ele confia em você. Mas isso nem sempre significa que ele quer que você faça um carinho nesse lugar.

Nessa posição, os bichanos se sentem vulneráveis. E além disso, estão com as quatro patas relaxadas para cima. Ele pode agarrar e unhar a pessoa como um ato de defesa,

Se você perceber que seu gato anda muito agressivo, vale a pena levá-lo para um check-up no veterinário e confirmar se está tudo bem com a saúde dele.

É importante observar se o seu gatinho está comendo direito. “O ideal é dar comida três vezes ao dia”, diz Carolina.

Essa tarefa é mais difícil se você tem mais de um gato em casa e deixa a comida disponível o dia inteiro no prato. Tente observar se um gatinho não está “roubando” a comida do outro.

A ingestão de água é muito importante, já que as doenças renais são em felinos.

“Deixe vários potinhos com água fresca pela casa”, indica Carolina. “Se possível, compre um bebedor do tipo fonte, que movimenta o líquido. Os gatos gostam de água corrente.”

Esteja em sintonia com seu gato: Essa é a dica principal. Brinque com seu bichano, faça carinho. Observe se ele está se alimentando bem, leve ao veterinário.

Lembre-se que ele não é um brinquedo e, como qualquer outro animal, não vai fazer sempre exatamente o que você quer.

CONFIRA AS PÁGINAS DAS ONGS CITADAS NA GALERIA:
Adote Um Gatinho: www.facebook.com/adoteumgatinho
Catland – Gatinhos Para Adoção: www.facebook.com/rescuecatland
Confraria dos Miados e Latidos: www.facebook.com/confraria.miados.e.latidos
Gatinhos da Vila Prudente: www.facebook.com/gatinhosdavilaprudente
Gatópoles: www.facebook.com/gatopolesadocaodegatinhos
Loucos Por Bichos: www.facebook.com/loucosporbichos
Mundo Gato: www.facebook.com/ongmundogato
Petfeliz Protegendo Animais: www.facebook.com/petfeliz
Toca dos Gatinhos: www.facebook.com/tocagatinho

O gatinho Snoopy Babe faz sucesso no Instagram com sua carinha expressiva (Instagram/snoopybabe)