Gato e coruja vivem como melhores amigos em Cascavel, no Paraná

Por SÍLVIA HAIDAR

Bartolomeu, um gatinho de dez meses, e Morgana, uma corujinha filhote, vivem juntos em um apartamento em Cascavel, no Paraná.

A dupla mora com Debora Bueno, estudante de veterinária, e passa o dia brincando. “Eles não param. O Bartolomeu gosta de correr atrás da Morgana, passar o rabo na cara dela”, conta Debora ao blog.

A amizade começou há dois meses, quando a estudante recebeu a corujinha filhote no viveiro onde trabalha. Morgana estava muito debilitada, precisava tomar remédio e de ajuda para se alimentar. Para poder cuidar melhor dela, Debora levou a ave para casa.

Lá, Morgana conheceu Bartolomeu. Ele foi resgatado por Debora quando era bem pequeno. “Eu e um amigo estávamos caminhando quando o encontramos abandonado em uma caixa de papelão. Desde então compartilhamos a guarda dele”, diz.

X

O gatinho já está acostumado a conviver com aves. “Eu trabalho em um viveiro e sempre trago paciente para casa para fazer medicação, alimentação. Desde pequeno ele convive com papagaio, maritaca, pombas e corujas”, afirma.

Mas não foi apenas Bartolomeu que se afeiçoou à Morgana. Debora também se apegou tanto à corujinha que pretende adotá-la. Mas como se trata de um animal silvestre, ela encaminhou o pedido de adoção para o IAP (Instituto Ambiental do Paraná).