Confira dicas para seu gato não se machucar com os enfeites nem destruir a decoração de Natal
Não adianta: quem tem gato sabe que todo Natal o bichano vai aprontar alguma travessura com a decoração. Seja com um enfeite só ou com a árvore inteira.
Segundo a veterinária Lia Nasi, um dos motivos da atração que os gatos têm pelas árvores de Natal é que eles adoram escalar. “Isso remete à origem de seus ancestrais”, conta Nasi.
Faz parte do instinto felino ficar em lugares altos para que o gato se sinta seguro e poder observar suas presas com maior atenção. Por isso que, além das árvores de natal, eles costumam subir na geladeira, nas prateleiras e em móveis altos.
“A árvore de Natal em si já é um atrativo enorme, principalmente para os gatos de apartamento que não estão acostumados com árvores de verdade”, afirma.
As bolinhas, enfeites e luzinhas também despertam interesse dos bichanos, seja pelas cores ou por ser uma novidade na casa, explica a veterinária.
A árvore com todos aqueles enfeites pendurados também pode estimular o lado caçador do gato, que vai resgatar do seu instinto felino o hábito de se camuflar nos galhos para atacar suas presas.
Colocar a árvore de Natal entre outros móveis ou tentar amarrá-la em um suporte na parede é uma maneira de evitar que seu gatinho derrube tudo no chão.
Com certeza, o Natal é uma época muito divertida para os gatos, basta tomar alguns cuidados.
Para quem quiser se aventurar a montar uma árvore de Natal, Nasi sugere algumas dicas:
–Enfeites e bolinhas devem ser feitos de materiais que não quebram, para evitar que o gato se machuque nos cacos
–As luzinhas não são indicadas para gatos que têm o hábito de morder fios, pois poderão causar queimaduras na língua ou mesmo um choque elétrico
–Colocar a árvore de Natal em um local mais alto pode não ser uma boa ideia, pois o gato poderá se sentir desafiado a subir até lá