Gatinho preto de sete meses é o primeiro animal a ser adotado no novo CCZ de São Paulo
Um gatinho preto de sete meses foi o primeiro animal a ser adotado no novo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Paulo, inaugurado nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Fernando Haddad e pelo secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha.
O bichano foi adotado na manhã deste sábado (30) por Alexandra Vieira e sua filha Júlia, de 12 anos.
“Já tivemos a primeira experiência com a minha sobrinha, que adotou a gatinha dela também no CCZ. Como deu tudo certo, pensamos em vir aqui”, conta Alexandra Vieira à página da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
O novo CCZ fica na avenida Santos Dumont, 1.850, em Santana, na zona norte. O espaço possui 30 canis e 24 gatis. Neles, os animais são disponibilizados para adoção em um ambiente ecologicamente sustentável, com sistema de captação de água da chuva para lavagens e irrigação, ventilação e iluminação natural e artificial de LED.
“Temos cerca de 350 animais aqui no CCZ e, com este novo núcleo, esperamos que mais pessoas venham visitar e possam adotar”, afirma Padilha.
As novas acomodações permitem a interação dos possíveis adotantes com os animais disponíveis. Além disso, o prédio tem centro cirúrgico e infraestrutura necessária para preparar os animais resgatados para a adoção.
“O novo CCZ vai facilitar a vida do morador que quer adotar um animal e dos bichos, que têm melhores condições de espera pela adoção”, disse Haddad.
Posse responsável
Quem procura o CCZ para iniciar o processo de adoção deve começar com uma visita ao canil ou gatil. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
No CCZ, os funcionários apresentam os animais e realizam uma entrevista informal para conhecer o adotante. Durante o processo, adotante e o animal têm a chance de se conhecerem e interagir.
Após escolha do animal, o interessado é submetido a uma avaliação por meio de um questionário para garantir que o gato ou o cão será adequado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Depois, o responsável assina um termo de compromisso de adotante. O animal é entregue castrado, vacinado, microchipado, vemifugado e registrado. A taxa de adoção é de R$ 18,50.
Saiba mais sobre o processo de adoção no Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses