Projeto cria calendário 2019 só com gatas de pelagem escaminha
O projeto Felinos Urbanos lançou um calendário 2019 só com fotos de gatas com pelagem escaminha. O objetivo é celebrar a beleza das bichanas dessa cor, que geralmente ficam encalhadinhas na fila de adoção.
Escaminha é o nome dado no Brasil à mistura das cores preta e laranja. Nos EUA, por exemplo, usa-se a expressão “tortoiseshell”, ou casco de tartaruga.
Mas só gatas? Sim, a combinação é característica das fêmeas, que têm dois cromossomos X. Raramente essa cor aparece em machos (que, além do X, carregam o cromossomo Y). Quando isso acontece, eles costumam ser estéreis.
Genética à parte, apesar de exibirem uma beleza única, essas gatinhas não costumam agradar a todos. Assim como os gatos pretos, que costumam ser rejeitados por adotantes.
“Dependendo do padrão de pelagem, acham até que elas estão doentes”, conta Otávia Mello, idealizadora do Felinos Urbanos.
Cada calendário custa R$ 30 (mais o valor frete). Para comprar, é preciso entrar em contato com os voluntários dos projetos parceiros Sotero Bichanos, de Salvador, e Mamauê, de São Paulo.
Assim como o Felinos Urbanos, de São Luís (MA), esses grupos realizam a técnica conhecida como C.E.D. (captura, esterilização e devolução) para castrar animais abandonados.
O dinheiro arrecadado será utilizado na castração de gatinhos sob os cuidados dos três projetos.
Clique nos projetos abaixo e saiba como comprar: