Gatinho que perdeu as quatro patas no frio da Sibéria recebe próteses de titânio
As baixíssimas temperaturas de Tomsk, na Sibéria, fizeram Ryzhik perder as patinhas no inverno de 2018.
O gatinho foi encontrado por protetores com os quatro membros congelados em uma rua da cidade, que costuma registrar média de -14°C nos meses de fevereiro.
Ele foi levado até a clínica do veterinário Sergei Gorshkov, em Novosibirsk, a 200 km de distância.
“Geralmente, gatos tentam se aquecer e se apoiar nas pontas das patas”, disse Gorshkov à Reuters. “Suas patas, orelhas, nariz e cauda podem congelar.”
Na clínica, Ryzhik teve suas patinhas amputadas e recebeu próteses de titânio feitas com impressora 3D. A técnica para fixar os aparelhos nos ossos é semelhante à usada por dentistas para fazer implantes.
Atualmente, ele leva uma vida normal e virou o mascote da clínica. Segundo o veterinário, Ryzhik é um dos primeiros gatos do mundo a ter quatro patas de titânio implantadas com essa técnica.
Gorshkov já realizou o mesmo método cirúrgico em Dymka, uma gata que também recebeu próteses nas quatro patas e hoje vive com seu tutor em Novokuznetsk, a 300 km de Novosibirsk.
“Ela corre, pula e brinca. O dono dela envia vídeos de como ela se move”, disse o veterinário à agência de notícias. “É um ótimo resultado. Estamos muito satisfeitos.”