Morre felino que inspirou o livro ‘Um Gato de Rua Chamado Bob’

Morreu na segunda-feira (15), aos 14 anos, o gato Bob. O bichano foi adotado pelo escritor e músico James Bowen, em 2007, e inspirou uma série de livros sobre o autor e o felino, incluindo “Um Gato de Rua Chamado Bob”, que entrou na lista de best-sellers dos jornais The New York Times, nos EUA, e The Sunday Times, no Reino Unido.

O anúncio da morte foi feito nesta terça (16) na página oficial do gato no Facebook. “Bob salvou minha vida. É simples assim. Ele me deu muito mais do que companhia. Com ele ao meu lado, encontrei uma direção e um objetivo que estava perdendo. O sucesso que alcançamos juntos por meio de nossos livros e filmes foi milagroso. Ele conheceu milhares de pessoas, tocou milhões de vidas. Nunca houve um gato como ele. E nunca haverá novamente. Sinto que a luz se apagou na minha vida. Eu nunca o esquecerei”, disse James Bowen.

James vivia em um abrigo em Londres e se tratava do vício em drogas quando viu um gato amarelo machucado na rua. Ele o levou ao veterinário, cuidou dele e depois o devolveu para o lugar onde o havia encontrado. Mas, insistente, o gatinho voltou a segui-lo.

Vencido pela teimosia felina, James decidiu adotá-lo e o chamou de Bob, nome do personagem vivido pelo ator Frank Silva na série “Twin Peaks”.

James levava o gato com quando saía para trabalhar, vendendo jornal ou se apresentando como músico nas ruas de Londres. Os pedestres ficavam fascinados com Bob, que fazia truques como dar a patinha e ouvia pacientemente seu tutor cantar e tocar violão.

Não demorou para que vídeos da dupla começassem a surgir no YouTube e a história fosse parar em jornais britânicos. Até que a editora Hodder & Stoughton entrou em contato com James, interessada em publicar um livro sobre a relação entre gato e humano.

Lançado em 2012, “Um Gato de Rua Chamado Bob” vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Reino Unido e foi traduzido para 30 idiomas. O filme com o mesmo nome foi lançado em 2016 e contou com a presença de Kate Middleton, duquesa de Cambridge, na estreia, em Londres.

Além de “Um Gato de Rua Chamado Bob”, James e Bob também lançaram “O Mundo Pelos Olhos de Bob” e “Bob – Um Gato Fora do Normal”, entre outros livros.