São Paulo é uma das vencedoras do prêmio Cidade Amiga dos Animais da América Latina

São Paulo foi uma das vencedoras do prêmio Cidade Amiga dos Animais – melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos, de 2020, cujo resultado foi anunciado nesta segunda-feira (19).

A premiação foi criada pelo programa mundial Animais em Comunidades da World Animal Protection, em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), com o objetivo de identificar e reconhecer as melhores estratégias usadas pelos governos de cidades da América Latina para lidar com as populações de cães e gatos.

Neste ano, o trabalho realizado pela Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico), da Secretaria Municipal da Saúde, concorreu em cinco categorias, com seis inscrições:  Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis;  Controle da densidade populacional e da taxa de renovação; Bem-estar dos animais em situação de rua; Guarda responsável de animais; Ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos.

A capital paulista ficou em segundo lugar na pontuação geral do prêmio, atrás de Curitiba (PR), que ficou em primeiro lugar. Em 2019, São Paulo ficou em terceiro lugar na premiação.

Neste ano, São Paulo foi vencedora na categoria Ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos, empatada com Maringá (PR).

A vitória reconhece esforços da cidade para a adaptação, implantação de boas ideias e manutenção de boas práticas de bem-estar animal durante a pandemia do coronavírus.

Mereceu destaque para a conquista da premiação por São Paulo a implantação de recursos que, em plena pandemia, mantiveram o acesso a benefícios capazes de melhor qualidade de vida à população de cães e gatos.

Entre essas inovações estão a solicitação online para castração, a triagem online para adoção de animais, a inauguração do hospital público veterinário na zona sul de São Paulo, a doação de 13 toneladas de ração para animais em situação de vulnerabilidade e a implantação do Cartão Cuida Bem Idoso.

O cartão oferece aos animais adotados no Centro Municipal de Adoção, com mais de oito anos de idade, atendimento prioritário e vitalício nos hospitais veterinários públicos paulistanos, de modo a incentivar a guarda responsável e a adoção de animais idosos. O benefício é válido para tutores que residam na cidade.

As dez melhores estratégias avaliadas durante a premiação ganharam as páginas de um livro digital, distribuído gratuitamente nas plataformas da World Animal Protection nos países da América Latina.

Qualquer município de países da América Latina pode participar do prêmio, representado por seus gestores de repartições públicas que sejam responsáveis pelo desenvolvimento das atividades relacionadas ao manejo de cães e gatos.

A premiação  conta com o apoio do Centro Colaborador da OIE em Bem-Estar Animal e Sistemas de Produção Pecuária do Chile, Uruguai e México, da OPAS, do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV) e da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA).

CONHEÇA TODOS OS VENCEDORES

Vencedor geral
Curitiba (PR)

Vencedores por categoria

  • Curitiba (PR): Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis
  • Jundiaí (SP): Controle da densidade populacional e da taxa de renovação
  • Conselheiro Lafaiete (MG): Bem-estar dos animais em situação de rua
  • Barueri (SP): Gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários)
  • Ponta Grossa(PR): Saúde pública de qualidade
  • Curridabat, Costa Rica: Guarda responsável de animais
  • Curitiba (PR): Prevenção e atendimento a maus-tratos contra animais
  • Cidade do México, México: Gerenciamento de conflitos entre animais de companhia e animais silvestres e/ou de fazenda
  • São Paulo (SP) e Maringá (PR): Ideia inovadora para promoção do bem-estar