São Paulo ganha grafite de gato com veterinária feito pelo artista Tito Ferrara

A lateral de um prédio na avenida Santo Amaro, 220, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, ganhou um grafite gigante de um gato sendo segurado nos braços por uma veterinária.

O desenho foi feito pelo artista paulistano Tito Ferrara e viabilizado pela marca de ração Royal Canin. A ação faz parte da campanha Meu Gato no Vet, que estimula os tutores a levarem seus felinos a consultas com veterinários.

Em setembro, uma pesquisa divulgada pelo Radar Pet 2020 mostrou que mais de 37 milhões de lares no Brasil têm ao menos um bichinho de estimação. A maioria deles são cães e gatos.

Os cães estão em primeiro lugar, são 54 milhões. Mas os bichanos ocupam uma honrosa segunda posição: são 30 milhões de felinos ronronando e arranhando sofás por esse país afora.

Em outubro, um levantamento encomendado pela Royal Canin, realizada em agosto deste ano com 2.000 tutores de felinos em todo o Brasil, revelou um aumento de 30% no número de bichanos nos lares brasileiros durante a quarentena, que começou em março.

De acordo como levantamento, 11,5% dos tutores que adotaram um gato nesse período disseram que o principal motivo foi o sentimento de solidão e 9,1% por considerarem a fase ideal para acompanhar a adaptação do pet.

No entanto, segundo a marca de ração, os tutores de gatos levam pouco os animais ao veterinário. Embora os gatos estejam arranhando o reinado dos cães, ainda existe falta de conhecimento sobre a espécie. A pesquisa da Royal Canin mostrou que 43% dos tutores que levaram um novo gato para seu lar durante a pandemia não os levaram ao veterinário nenhuma vez.

Além disso, 29% dos que já possuíam um felino antes da pandemia relataram que diminuíram muito a frequência das consultas devido ao novo coronavírus.

“Diferentemente dos cães, os felinos demoram para presentar sintomas de que algo não vai bem e isso faz com que as doenças sejam descobertas em estágio avançado, impactando diretamente no bem-estar e expectativa de vida deles”, conta Carlos Martella, diretor de marketing da Royal Canin.

Por isso, a marca convidou o artista Tito Ferrara para ajudá-la, por meio da arte, a conscientizar as pessoas sobre a importância das idas frequentes ao veterinário.

Para criar o grafite, Tito usou como inspiração Emi, a gata de sua família. “A Emi nunca tinha ido ao veterinário, por isso esta obra para a campanha Meu Gato No Vet foi muito significante para mim”, diz.

A arte retrata a relação de cuidado entre uma veterinária e um gato sem raça definida. Ambos estão olhando para a cidade e criando uma conexão com quem a observa.

“Para mim, pintar uma empena foi muito importante, ainda mais sendo em São Paulo, a cidade onde eu nasci. Trata-se do trabalho mais alto que já fiz e foi como realizar um sonho. Para o artista que pinta na rua, quanto mais alto for o painel, mais legal é. Além disso, agora, a Emi, que é como um membro da família, vai passar a fazer seus check-ups de saúde regulares. Essa obra me marcou e espero que marque outros tutores de gatos também”, revela Tito.