Quando e como cortar as unhas dos gatos? Veterinária explica
Os gatos usam as unhas para caçar, para se defender e também para desestressar. Sim, arranhar um sofá é bem relaxante para os bichanos, além de marcar o território.
Mas quando devemos aparar as garrar dos felinos?
Para Lia Nasi, veterinária especialista em gatos, o procedimento não é sempre necessário. “Eles fazem a manutenção das unhas usando os arranhadores ou outros objetos da casa, como sofás, colchões e cadeiras”, explica.
No entanto, gatinhos que andam menos, como os mais idosos ou os que têm alguma deficiência, precisam ter suas unhas aparadas para que elas não cresçam demais, formando uma curvatura exagerada. Quando ficam muito longas, as pontas podem furar as almofadinhas e entrar na pele do animal.
Algumas pessoas também podem optar por cortar as garras de gatos jovens e saudáveis para evitar que estraguem os móveis e que provoquem machucados nos humanos da família ou em outros pets da casa.
Em gatos jovens e adultos, o ideal é aparar as unhas a cada três semanas. O crescimento das garras costuma ser mais lento nos idosos, conta Lia, por isso nesses casos é preciso observar quando elas estiverem grandes o suficiente para cortar.
Antes de começar a cortar as unhas, é importante já separar o alicate e deixar o felino relaxado e em uma posição confortável. Sentar em um sofá e colocá-lo no seu colo é sempre mais fácil.
Para começar a manicure, aperte delicadamente a patinha do seu gatinho, para que as unhas, que são retráteis, saiam e apareçam.
Os cortadores específicos para unhas de gato, vendidos em pet shops, são a melhor opção, pois suas lâminas têm formato anatômico que facilitam o trabalho. Mas, com um pouco de habilidade, também é possível usar trins, tesouras ou alicates de unha comuns.
O mais importante, ressalta Lia, é cortar apenas o terço inferior das unhas e evitar atingir a parte rosada, mais próxima do dedo. “Unhas de gato são claras, então fica fácil visualizar onde cortar”, observa.
Na parte rosada, também chamada de sabugo, há vaso sanguíneo e terminações nervosas. “As terminações nervosas servem para eles ‘sentirem’ o ambiente, quando capturam algum objeto, ou nas brincadeiras com outros gatos”, diz a veterinária.
Se a lâmina atingir a parte rosada, vai provocar sangramento e dor, além de gerar um trauma para o gatinho.
“Em gatos idosos, a unha tende a ficar mais grossa, pois as camadas vão se acumulando, já que eles não fazem o desgaste arranhando objetos. Por serem unhas mais duras, deve-se ter mais cuidado ao cortar”, destaca Lia.
Sobre o posicionamento da lâmina, muitos veterinários recomendam que o corte seja feito de forma que mantenha a curvatura natural da unha (veja no desenho abaixo). Lia, no entanto, afirma que isso não é muito importante. “A unha do gato é muito fina, então não acho que a posição do corte faça uma diferença significativa na prática.”