Gatos podem beber leite? É o alimento preferido deles? Veterinária explica

A cena está no clássico felino “Aristogatas”, de 1970. Na animação da Disney, a mãe, Duquesa, e seus três filhotes, Marie, Toulouse e Berlioz, bebem satisfeitos o leite oferecido em quatro tigelinhas pelo mordomo, que anuncia o alimento como “crème de la crème”.

No entanto, se você é tutor de um bichano, com certeza já ouviu alguém dizer que leite faz mal para gatos.

“Com o passar da idade, assim como acontece com os humanos, o organismo do animal diminui a produção de lactase, que é a enzima responsável pela digestão da lactose, açúcar presente no leite e seus derivados”, explica a veterinária Lia Nasi, especialista em gatos.

Por isso não é recomendado oferecer esse nutriente ao seu pet. Alguns gatinhos podem apresentar vômito e diarreia após a ingestão não apenas de leite, mas de outros alimentos que contêm lactose, como queijos e manteiga.

Cena do filme 'Aristogatas', da Disney (Reprodução)
Cena do filme ‘Aristogatas’, da Disney (Reprodução)

Se mesmo apresentando esses sintomas o gato continuar consumindo o alimento, ele pode desenvolver uma inflamação intestinal.

Mas, se o seu bichano não passar mal, não tem problema dar uma pouquinho. “Pode oferecer como se fosse um petisco”, diz Lia. “Outra opção é comprar a versão sem lactose.”

Os leites para filhotes, vendidos em pet shops, não são indicados. “Eles também podem provocar diarreia porque são muito enriquecidos.”

“As gatas são as únicas mães que produzem colostro durante toda a fase de amamentação, e não apenas durante os três primeiros dias após o parto, como acontece com a gente”, revela.

O colostro é o primeiro leite que a mulher produz para amamentar o bebê. Ele tem uma cor amarelada, além de ser bem calórico e nutritivo.

A veterinária observa também que a idade ideal para o desmame dos gatinhos é por volta dos 60 dias de vida. “Geralmente, as pessoas adiantam essa fase para quando os filhotes completam um mês, pois é nessa época que os dentes estão crescidos o bastante para que eles possam mastigar”, afirma.

Então, já que o leite não é o melhor alimento para o gato, por que essa ideia é difundida no filme da Disney e em tantos outros desenhos?

Segundo Lia, alguns gatos realmente são loucos por leite. “Talvez por causa da proteína ou por lembrarem do afeto da mãe, principalmente os que desmamaram muito cedo.”

Até algumas décadas atrás as rações não eram tão populares e os animais domésticos costumavam comer a mesma comida dos seus donos. Nesse cenário, não é difícil imaginar que os bichanos preferissem o leite a outros restos de alimentos que não tivessem carnes e proteínas.

Siga o blog Gatices no TwitterInstagram Facebook.