Aplicativo usa escala de careta felina para mostrar se gato está com dor

Os tutores de gatos sabem que é difícil identificar se seus bichanos estão sentindo dor. É preciso observar mudanças de comportamento que muitas vezes são sutis, como quando ficam mais quietos, evitam carinho, se escondem em cantos da casa ou perdem o apetite.

Para ajudar os humanos a entenderem se está tudo bem com seus gatinhos, a empresa canadense de tecnologia em saúde animal Sylvester.ai desenvolveu um aplicativo chamado Tably, que usa a câmera do celular para mostrar se o felino está em sofrimento.

Os desenvolvedores se basearam na Feline Grimace Scale (escala de careta felina, em português), uma método criado por veterinários da Universidade de Montreal que avalia se o gato está com dor a partir de suas expressões faciais. De acordo com o artigo publicado na revista científica Nature, em 2019, a escala leva em consideração posições das orelhas e da cabeça, aperto dos olhos, tensão do focinho e mudança nos bigodes.

Ao tirar uma foto do gato, o Tably registra os pontos que identificam essas expressões e faz um mapeamento facial de acordo com a escala de careta. No final, ele vai gerar o desenho de um gatinho, dizer se o pet está bem ou não e apresentar uma porcentagem de acordo com o nível de confiança no resultado.

O aplicativo está disponível para tutores e veterinários experimentarem. Mas fazer um registro não é tão fácil. O Tably precisa de condições ideais para a foto, ou seja, boa iluminação e que o gato fique parado.

Enquanto o usuário aperta um botão, a imagem vai carregando aos poucos. Nem sempre o aplicativo consegue mapear a face adequadamente para dar um veredito.

De qualquer maneira, o Tably é apenas uma ferramenta de apoio para avaliar o bem-estar do seu bichano. Para saber como está a saúde dele, é indispensável levá-lo para uma consulta com um veterinário.

Siga o blog Gatices no TwitterInstagram Facebook.