Marca de ração cria livro para interagir e ler com gatos

Que os gatos são ótimos companheiros de leitura nós já sabemos. Não é à toa que eles sempre foram os bichos de estimação preferidos de grandes escritores, como Guimarães Rosa, Ernest Hemingway e Ferreira Gullar.

Para que o seu gatinho possa interagir mais durante essa atividade, a Whiskas criou em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO o livro “O Gato Mais Curioso do Mundo”.

A obra conta a história de uma gatinha curiosa chamada Issy (um trocadinho com a pergunta “E se…?”), que viaja pelo mundo e conhece várias culturas. Assim como os livros infantis, “O Gato Mais Curioso do Mundo” tem brinquedinhos para o bichano se divertir.

Na página sobre a Itália, por exemplo, fios de lã grudados no papel simulam um espaguete. Já no capítulo dos Estados Unidos, uma caneta com ponteira de laser, para o seu bichano perseguir, imita os luminosos de Las Vegas.

O livro foi escrito pelo redator Daniel Oksenberg e ilustrado por Daniel Chagas Martins, ambos da AlmapBBDO, e baseado na história real de um gatinho que fugiu de sua caixa de viagem durante um voo. Escondido no avião, ele rodou 960.000 km e só foi encontrado 52 dias depois.

Segundo Roberto Valdrighi, gerente de marketing da Whiskas, o livro faz parte do projeto “Alimente a Curiosidade” e ainda não está à venda, mas sua versão em audiobook pode ser acessada por meio de várias plataformas de streaming (veja os links no fim desta página).

O áudio foi desenvolvido a partir de estudos neurológicos sobre estímulos sonoros específicos para gatos, com notas graves e agudas e sons que despertam a atenção dos felinos, como ronronar, mamada e barulhinhos de pássaros e de ratos.

Leia a seguir o bate-papo do blog Gatices com Valdrighi sobre o projeto.

O livro foi desenvolvido pela Whiskas no Brasil?
Roberto Valdrighi, gerente de marketing da Whiskas:
Sim, foi desenvolvido no Brasil. Inicialmente foi escrito em inglês para a história do gatinho que viajou o mundo ganhar escala global. Mas a versão do livro em português já existe.

Quem criou o roteiro, as historinhas, e fez os desenhos do livro?
O livro foi produzido pela nossa agência de publicidade, a AlmapBBDO. A dupla criativa da agência diretamente envolvida na criação do projeto foram Daniel Oksenberg e Daniel Chagas Martins.

Houve ajuda de veterinários especialistas em gatos na criação do livro?
Sim, consultamos um veterinário desde o início do processo de criação. Ele nos auxiliou desde a definição de cores e texturas das ilustrações, assim como na escolha dos itens que incluímos dentro livro para que realmente fossem atrativos aos gatinhos e explorassem a curiosidade deles.

Vale lembrar que o livro se inspira na história do bichano que ficou preso no avião, mas tomamos a liberdade criativa de imaginar os diversos lugares por onde ele poderia ter passado e conhecido nesse trajeto, como um animalzinho curioso que é.

De que forma a Whiskas participou no desenvolvimento da obra?
A Whiskas concebeu, em parceria com a aAlmapBBDO, o projeto “Crônicas de Gatos Curiosos”, em 2017, ao lançar o lindo filme “Iris & Thula”, que conta a história da surpreendente relação entre uma menina autista e uma gata tão insistente, que só parou de teimar na relação ao ganhar uma nova amiga.

Essa iniciativa foi o pontapé para a marca reforçar o seu posicionamento de “Alimente a Curiosidade” e estimular em suas plataformas digitais que todos os gateiros dividissem histórias reais de como os bichanos, com esse instinto explorador, podem transformar nossas vidas.

A história da gatinha que se perdeu no avião e acabou voando milhares de quilômetros nos surpreendeu tanto que precisava ser contada de uma forma criativa e compartilhada, podendo estimular ainda mais a curiosidade desses bichinhos tão intrigantes.

Como parte do nosso posicionamento “Alimente a Curiosidade”, buscamos sempre olhar para iniciativas que inspirem os tutores a cultivarem essa característica tão natural dos gatos em momentos do dia a dia. Por isso, quando a nossa agência trouxe a proposta de criarmos o primeiro livro do mundo para ler com os gatos, não tivemos dúvida e seguimos adiante com o projeto.

Por enquanto o livro não está à venda. Existe uma previsão para começar a ser vendido?
No YouTube já temos a versão em português, assim como em várias plataformas de streaming de música: Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music. A versão do livro físico em português já existe, no entanto ainda estamos trabalhando essa novidade de maneira limitada, inicialmente usando o livro como uma forma de engajar os fãs da marca e presentear consumidores dos produtos Whiskas. Futuramente, estudaremos a viabilidade de comercialização do livro, desde que a preços acessíveis aos consumidores.

Ouça o audiobook, disponível nas plataformas digitais: 

Spotify: spoti.fi/2wEkbwS

Deezer: bit.ly/2Idzb6e

Apple Music: apple.co/2jQkNqf

Amazon Music: amzn.to/2wu4Gro