Subir na árvore de Natal e atacar os enfeites faz parte do instinto caçador dos gatos, diz veterinária

Todos os anos, no mês de dezembro, gateiros do mundo inteiro enfrentam o mesmo dilema: montar ou não a árvore de Natal?

Afinal, quem tem gato sabe que o bichano vai aprontar alguma travessura com a decoração.

Segundo a veterinária Lia Nasi, especialista em felinos, um dos motivos da atração que os gatos têm pelas árvores de Natal é que eles adoram escalar. “Isso remete à origem de seus ancestrais”, conta.

Faz parte do instinto felino ficar em lugares altos para que o gato se sinta seguro e possa observar suas presas com maior atenção. Por isso que, além das árvores de Natal, eles costumam subir em geladeiras, prateleiras e móveis altos.

“A árvore de Natal em si já é um atrativo enorme, principalmente para os gatos de apartamento que não estão acostumados com árvores de verdade”, afirma Lia.

As bolinhas, enfeites e luzinhas também despertam interesse dos bichanos, seja pelas cores ou por ser uma novidade na casa, explica a veterinária.

A árvore com todos aqueles enfeites pendurados também pode estimular o lado caçador do gato, que vai resgatar do seu instinto felino o hábito de se camuflar nos galhos para atacar suas presas.

Colocar a árvore de Natal entre outros móveis ou tentar amarrá-la em um suporte na parede é uma maneira de evitar que seu gatinho derrube tudo no chão.

Uma dica para desviar a atenção dos gatos é pôr no pé da árvore, onde são colocados os presentes, brinquedinhos para distrair o pet.

A veterinária sugere fazer embrulhos fáceis de abrir e colocar petiscos ou catnip dentro deles.

“Dá para criar esses brinquedos com rolos de papelão cortados, como os de papel toalha ou papel higiênico”, ensina. “Aí é só colocar o petisco ou catnip dentro e fechar as pontas.”

Com certeza, o Natal é uma época muito divertida para os gatos, basta tomar alguns cuidados.

Para quem quiser se aventurar a montar uma árvore de Natal, a veterinária dá algumas dicas

  • Enfeites e bolinhas devem ser feitos de materiais que não quebram, para evitar que o gato se machuque nos cacos
  • As luzinhas não são indicadas para gatos que têm o hábito de morder fios, pois poderão causar queimaduras na língua ou mesmo um choque elétrico
  • Colocar a árvore de Natal em um local mais alto pode não ser uma boa ideia, pois o gato poderá se sentir desafiado a subir até lá