Conheça Tom das Ruas, gato que vive numa calçada com seu tutor na zona oeste de São Paulo

Numa calçada em Perdizes, bairro na zona oeste de São Paulo, vivem Edilson Rodrigues, 37, e o gato Tom, de 7 meses.

As vidas deles se cruzaram em 24 de junho deste ano, dia do aniversário de Edilson, quando ele encontrou o filhote miando numa caixa de lixo na praça da Sé, na região central da cidade.

Sem coragem de deixá-lo abandonado, o homem, que já vivia em situação de rua, decidiu adotá-lo. “Eu dormia em albergue, mas não pode entrar com gato. O Tom estava sujinho, com frio. Aí passei a noite com ele na calçada, num cobertor”, conta.

No dia seguinte, Edilson foi até uma clínica veterinária. “Expliquei para a doutora que eu não tinha onde morar, mas que ia ficar com ele”, diz. A profissional examinou o bichano, disse que ele estava bem e que tinha aproximadamente dois meses de vida.

Desde então, Edilson e Tom vivem na calçada em Perdizes, em uma barraca doada por moradores da região. O tutor costuma receber alimentos, tanto para ele como para o gato, e já ganhou até roupinha e coleira para o pet, que é brincalhão e sociável.

O felino ainda não foi castrado, mas seu pai humano diz que está procurando um lugar que faça a cirurgia gratuitamente.

Edilson era ajudante de pedreiro, mas perdeu o emprego em março. Morava em Santana, na zona norte, mas não conseguiu mais pagar o aluguel e foi despejado. Depois disso, começou a fazer bicos descarregando caixas de caminhões no Brás e no Parque Dom Pedro, no centro.

Ele conta que ganhou um terreiro em Taipas, na zona norte, e pretende se mudar para lá. Para construir a casa, criou uma vaquinha online para arrecadar dinheiro. “Meu sonho é sair da rua e ter onde morar de novo. Agora, com o Tom”.

Para ajudar, entre em Ajude o Tom das Ruas a ter uma casa, no site Vakinha. Edilson também fez um o perfil @tomdasruas no Instagram, no qual posta diariamente vídeos e fotos com o gatinho.

Siga o blog Gatices no TwitterInstagram Facebook.